Aconteceu Aqui

Tudo bem convidar somente as crianças para a festa do meu filho?

O tempo passa e os pequenos vão crescendo. Na medida que crescem, surgem novos amiguinhos e algumas preferências. Uma delas é convidar somente os colegas, seja da escola ou do bairro, para festinha de aniversário.

Mas chega uma hora que a lista de convidados fica tão grande que, mesmo uma simples festinha de aniversário em casa, se torna um megaevento.

Tudo bem convidar somente as crianças para festa do meu filho(a)?

Continue lendo esse post que responderemos a essa e outras dúvidas!

Festa infantil somente para os amiguinhos, onde fazer?

Se a ideia é que somente os coleguinhas e amiguinhas da escola ou bairro estejam presentes, a melhor opção é fazer a festa em um local preparado para isso, como em um buffet.

Além de ter espaço para comportar um número grande de pessoas, os buffets contam com toda infraestrutura necessária para eventos como esse. Geralmente é necessário um adulto (monitores ou alguém da família) para cada cinco crianças. Isso quando o aniversário é comemorado em local fechado, como em um buffet por exemplo.

As crianças terão à disposição inúmeros brinquedos seguros e compatíveis com suas idades, além de monitores e recreadores durante toda a festa, garantindo que eles se preocupem em apenas brincar e curtir a festa.

Já em espaços abertos como parques, praças ou chácaras e que tenham piscina, há a necessidade de mais pessoas. Principalmente próximo à piscina, onde todo cuidado é pouco.

Aliás a ideia é comemorar muito essa data tão especial!

Com que idade as crianças podem ir às festas sem os pais?

Nossa equipe conversou com a Gabriela Giachini, proprietária do Espaço Zoe (um lugar incrível para quem deseja fazer festas inesquecíveis) para saber a partir de qual idade é recomendado festas sem a presença dos pais.

Segundo ela, a partir dos 5 ou 6 anos os pais já são, digamos, “dispensáveis”, desde que haja adultos para cada cinco crianças e a comemoração aconteça em espaço fechado.

Mas é a partir dos 7 anos o mais recomendado, já que as crianças são mais independentes para comer, ir ao banheiro entre outras coisas, diz Gabriela.

Quais os cuidados que os anfitriões precisam ter nesse caso?

Em primeiro lugar, os anfitriões devem manter os pais informados sobre tudo o que acontece durante a festa. 

Nesse caso o ideal é criar um grupo no WhatsApp ou Telegram (que está na moda, ultimamente) e deixar os pais atualizados com tudo que está acontecendo durante a festa, seja com fotos ou pequenos vídeos e outras informações importantes.

Não menos importante é que os pais do aniversariante tenham todas as informações para entrar em contato caso haja algum imprevisto com alguma criança, além do nome da pessoa autorizada a buscar a criança no final da festa, que pode ser a avó, uma tia, o pai (quando separados) e até mesmo a babá.

Sugestão de convite

Eis aqui a maior de todas as dúvidas! Como convidar somente as crianças sem ofender os pais? Como fazer o convite de forma educada, somente para as crianças?

Tente ser o mais simpático e agradável possível! Para as mães mais distantes e com menos afinidade, um telefonema é de suma importância e não custa nada (mesmo em dias atuais, onde a troca de mensagens é super bem vinda).

Quando se tem mais intimidade com a mãe é sempre bom comentar que o convite é exclusivo para as crianças e que no local haverá adultos o suficiente para cuidar de todos. Então, não será necessário levar a babá, por exemplo.

Algumas coisas são essenciais no convite como: que a festa será exclusiva para crianças; o horário que os pais devem deixar seus filhos e o término da festa (quando os pais precisam buscá-los); e o número de telefone no próprio convite.

Ana Paula Novais, do blog Inspire sua Festa comenta que o convite deve ser curto e sugere o seguinte texto:

“Papai e Mamãe!

Iremos comemorar o aniversário da Gabi do jeito que ela mais gosta, brincando com seus amiguinhos e amiguinhas! Por isso vamos fazer uma festinha somente para as crianças! Podem ficar tranquilos, pois teremos responsáveis para cuidar de seu filho(a)! Agradecemos sua compreensão!
Qualquer dúvida o nosso telefone é ………………………… e fiquem atentos ao WhatsApp, que postaremos fotos de tudo que está acontecendo na festa!”

Esse último parágrafo, além de alertar os pais, os deixa mais tranquilos também. Você convidar as crianças significa que ficará responsável por elas no dia.

Mas que tal incrementar com alguns dizeres a mais no texto do convite?

1 – diga para os pais aproveitarem para pegar um cineminha, um jantar a dois ou colocar o papo em dia… 

2 – aos adultos, diga que são bem-vindos para o Parabéns! Assim eles participam ao menos de um dos momentos da festa, comem um docinho e já levam o filho embora. 

3 – se acontecer algum imprevisto com os pais da criança, após o término da festa todos serão levados para a casa do anfitrião. Assim as crianças não ficam horas esperando os pais após o término do aniversário.

E você, já organizou alguma festa assim? Ou já teve que deixar seu filho(a) numa festa o qual foi convidado sem os pais? Comente aqui com a gente!

Gostou da matéria? Deixe seus comentários aqui pra gente. Vamos adorar saber a sua opinião!

Créditos: buffetsinfantis.com.br: Facebook | Instagram